Terça, Agosto 22, 2017
redacao@fatopaulista.com.br / fatopaulista@hotmail.com Telefone: (11) 2849-1454 ::: Ano IX - Edição n º 253

Incômodo, dor e sensibilidade ao ingerir bebidas geladas são os sintomas mais comuns do problema

Segunda, 24 Julho 2017 14:26

Polemizando - ed 253

Escrito por

Abrindo os trabalhos
Clamando pelas bênçãos de Oxalá, a proteção de todos os santos e entidades do campo astral é “que com o mais absoluto respeito a todas as crenças e credos, religiões de matizes africanas ou não, é que abro os trabalhos desta coluninha de quinta, que por mim já tinha parado há muito tempo”. É com Canto de Oxum de Vinicius de Moraes na voz de Maria Bethania é que iniciou mais esta coluna Polemizando.

No ano passado, surgiram mais de 34 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é responsável pela morte de mais de 15 mil brasileiros por ano.

Imagine uma mulher de 1,60 metros de altura. Seu peso normal deveria ser no máximo 64 quilos, mas, mesmo com todo regime que ela já fez, não consegue baixar dos 80 quilos. Ela quer emagrecer, sua autoestima está comprometida e sua saúde já inspira cuidados. Mas, como ela não é considerada obesa grau III – o que corresponderia a pesar mais de 100 quilos – não é uma boa candidata à cirurgia bariátrica. Até hoje, sua alternativa girava em torno de tratamentos de emagrecimento, dietas e exercícios. Agora, uma nova técnica endoscópica e sem cortes acena como possibilidade de tratamento da obesidade leve. Trata-se da gastroplastia endoscópica, técnica desenvolvida pelo médico Manoel Galvão Neto – que responde a cinco perguntas e respostas sobre essa novidade.

Segunda, 26 Junho 2017 16:21

Triste Trópico

Escrito por

Estou me debatendo há dias para escrever este artigo, pois não queria mencionar as barbaridades que se desvendam diante nossos olhos arregalados de espanto todos os dias defronte a televisão.

Segunda, 26 Junho 2017 15:02

Polemizando - edição 252

Escrito por

A saga dos dentes de porcelana
Estes caras que vivem de verba de creche conveniada são mesmo um grande barato. Claro que alguns fazem um trabalho sério e não se locupletam da verba que é destinada ao bem estar das crianças. Digo alguns, mas tem uns que andam de carro com motorista particular , se empanturram de torresmo com coca cola no bar do norte mais conhecido da região e desfilam pelo Bradesco de Itaquera com seus dentões de porcelana como se fossem grandes empresários. Mas na verdade vivem de verba pública destinada as crianças.

Nódulos, varizes e até câncer podem ocasionar o sintoma

Osteoporose é o termo técnico para se referir a uma condição de diminuição da quantidade de massa óssea.  Na osteoporose o osso fica fraco com maior risco de quebrar, seja por acidente ou simplesmente nas atividades comuns do dia-a-dia.

Agora é comprovado cientificamente o que muitos especialistas em meio ambiente e saúde supunham faz tempo: a globalização da economia resulta em ampliação do consumo de produtos mais baratos em regiões do mundo mais ricas e melhor qualificadas ambientalmente e provoca mortes prematuras em decorrência da produção desses bens nos países menos desenvolvidos, que possuem menores controles ambientais na produção. Esta coluna adverte: a globalização faz muito mal à sua saúde, meu caro amigo do Terceiro Mundo!

Terça, 30 Maio 2017 17:20

Polemizando - edição 251

Escrito por

Doria - No caminho certo?
Eu - este humilde gordão - misto de colunista e entregador de jornais, creio que sim, que Doria está no caminho certo. Tem boa vontade, preparo e sobretudo conhece administração como ninguém. Mas...sempre pode ter um mas... é e justamente no mas que o bicho pode pegar. Ai vai. Como o prefeito permitiu que um servidor público denunciado no MP assumisse um cargo de alto escalão em uma Prefeitura Regional? Para piorar, o dito - puxa saco profissional - nas eleição passada foi dispensado do grupo de um vereador depois da pífia votação que o mesmo teve em Itaquera e ainda por cima apoiou Haddad e não Dória. Agora o apadrinhado aparece pendurado no saco de outro desavisado vereador, que talvez é masoquista e quer perder votos. E quem vai perder mais pode ser o prefeito João Doria em deixar uma figura como esta voltar para uma Prefeitua Regional de onde foi escorraçado no início da gestão Haddad.

Mooca
Alguém sabe se tem alguma praça para vender na Mooca?

Vereador Celso Jatene
É público e notório que o tradicional vereador Celso Jatene fez uma “limpa” em seu grupo depois da pífia votação que teve em Itaquera nas eleições do ano passado. Mas um especial continuou. O dito cujo ocupa a direção de um equipamento público de esportes na Cohab II. Das três uma: 1) ou foi esquecido lá e deve rezar para continuar esquecido - 2) Ou ele é muito forte tem muitos votos e continua bancado pelo vereador que apoiou o PT na gestão passada ou 3) Ele é tão forte, mas tão forte que já migrou para outro grupo político.

Locação
Será que o secretário municipal de Esportes sabe de algum clube escola que loca espaços a preços módicos?

O tio do secretário
Esta do tio do secretário vai mesmo entrar para o folclore da política paulistana. Auto intitulado “tio de um influente secretário”, tudo tem sido aceito até com uma dose de bom humor pelo servidores municipais. O velhinho dá incertas em subprefeituras dizendo estar a serviço do secretário municipal - seu sobrinho - como diz. Em uma ação humanitária, todos fingem acreditar e deixam lá o velhinho dando conselhos para um e para outro. Até ai tudo bem, ninguém quer frustrar o tiozinho em seus devaneios. Mas ai ele se meter em uma coisa séria como a CPI dos grandes devedores, ai é demais.

Reunião do empresário investigado com prefeito regional
Ah não, essa é demais, não posso acreditar. Creio que falam demais, mas ai vai. Chegou as orelhas deste gordo uma notícia oriunda de uma de minhas inúmeras fontes de água mineral. Mas ai vai... dia desses aquele empresário que supostamente tomou dinheiro de pequenos comerciantes em troca de um pedaço na praça, esteve na Prefeitura regional reunido com o prefeito regional e com um dos mais famosos fiscais da história. Segundo minha fonte foi o próprio empresário que conduziu a reunião. Agora basta saber o motivo.

Dente de porcelana e chofer com dinheiro de crianças
Este negócio de ser diretor, administrador, dono, sei lá o que de creche conveniada deve mesmo ser um bom negócio. Os caras que até dias atrás não eram porra nenhuma, viviam como ratos em gabinetes esmolando por migalhas, hoje andam com chofer, tem dente de porcelana e posam de empresários. Todos sabem que a verba não deve ser tão grande assim, eles devem mesmo estar tirando do leite e do almoço das crianças. Agora meu leitor, faça um teste simples. Chegue em um desses “donos de creche conveniadas”, desses que andam de carrão zero com chofer e perguntem a eles do que os mesmo vivem. Se trabalham? Se são empresários? Fatalmente eles não saberão responder do que vivem. Mas a mamata pode acabar em breve, pois o Tribunal de Contas do Município apontou diversas irregularidades nestas unidades em auditoria divulgada dias atrás no jornal Agora São Paulo.

Posando de rico
Agora posar de milionário, de empresário com dinheiro das crianças ai é demais. Estamos de olho.

 

Pagina 1 de 15